Indicadores de QSMS: o que medir para sair do discurso e entrar na ação

Por: Futura - 29 de Julho de 2025
O que são os indicadores de QSMS? A gestão de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde, busca a excelência operacional e sustentável. Mas, para que vai além do discurso, é importante monitorar e avaliar seu desempenho em áreas críticas.
E os dados simples, mostra se o processo está no caminho certo, se os acidentes estão diminuindo, se os recursos estão sendo usados de forma consciente e a equipe está engajada e saudável. Com a gestão da QSMS, pode fornecer dados objetivos que auxiliam a tomada de decisões, identificando os riscos e as oportunidades de melhoria contínua.
Os principais indicadores a serem medidos, são: O indicador de qualidade, com a taxa de defeitos mede a porcentagem de produtos ou serviços que não atendem aos critérios estabelecidos, e o índice de satisfação do cliente avalia o grau de contentamento dos consumidores. Este ciclo refere-se ao período necessário para concluir um processo, ou em produzir item, e ao custo da qualidade monitora os fastos associados à prevenção de falhas, inspeções e correções.
E o de segurança, com a taxa de frequência de acidentes indica o número de acidentes ocorridos em relação ao total de horas trabalhadas, e a taxa de gravidade mede a severidade desses acidentes. Com o meio ambiente, o consumo dos recursos naturais qualifica o uso de água, energia e outros recursos, enquanto a emissão de poluentes mede a qualidade de poluentes liberados no meio ambiente. A saúde ocupacional, o índice de absenteísmo representa o percentual de faltas dos colaboradores devido a questões de saúde, e o número de exames médicos realizados monitora a regularidade dos exames ocupacionais. A implementação e o monitoramento destes indicadores são para transformar as políticas e aos discursos práticos em ações, com uma visão clara do desempenho organizacional e ações proativas de melhoria contínua. Quando bem definidos e acompanhados, eles ajudam os gestores a tomar decisões com mais clareza, corrigir falhas rapidamente e reforçar aquilo que já está dando certo. É isso que tira o QSMS do papel e leva para a prática do dia a dia.
E ao realizar acompanhamento destes dados, a empresa não apenas evitas riscos, mais antecipa soluções, protege pessoas, melhora processos e reforça sua responsabilidade com o negócio e com a sociedade. Sua equipe já sabe como aplicar isso na prática?