Resíduos Eletrônicos – cuidados e soluções

Resíduos Eletrônicos – cuidados e soluções

A crescente geração de resíduos eletrônicos

Os avanços tecnológicos vêm tomando cada vez mais espaço em nossas vidas e a uma velocidade que jamais havia sido vista. A cada dia são desenvolvidos novos dispositivos, softwares, computadores, aplicativos etc. Um ótimo exemplo a ser abordado para explicitar este boom tecnológico são os aparelhos celulares.

Descarte de celulares aumenta anualmente

Uma matéria publicada na revista Exame em 2016 mostrou que o número de celulares no Brasil ultrapassa o número de brasileiros, ou seja, mais de 200 milhões de aparelhos. Esse número é resultado do crescimento ao acesso a tecnologia, mas também a um fator preocupante: a obsolescência destes equipamentos. Isto ocorre, pois as atualizações constantes de softwares fazem com que os dispositivos não consigam acompanhar tais mudanças e sejam trocados por aparelhos mais novos em uma periodicidade cada vez menor.

Problemática ambiental do resíduos eletrônicos

A crescente produção e venda de aparelhos eletrônicos, fatores essenciais para auxiliar no crescimento da economia traz em contrapartida a preocupação sobre qual destino é dado a esses produtos após seu uso. Na maioria dos casos, são destinados de maneira incorreta e podem gerar diversos problemas ambientais e até mesmo de saúde. No ano de 2015, o Brasil produziu 1,4 milhão de toneladas de lixo eletrônico sendo o maior produtor deste tipo de resíduo na América Latina.  Deste total gerado em 2015, apenas 13% tiveram tratamento adequado.

O descarte incorreto dos resíduos eletrônicos pode contaminar solo e água, já que a maioria deles tem em sua composição materiais prejudiciais como é o caso dos metais pesados (mercúrio, cádmio, chumbo, etc). Em contato com o solo, tais substâncias podem mudar, por exemplo, a acidez do meio o que influencia o desenvolvimento de espécies vegetais e animais que vivem no local. Podem chegar a contaminar o lençol freático e muitas vezes rios e córregos. Por serem substâncias bioacumulativas, ou seja, substâncias que são absorvidas e retidas nos organismos vivos, os metais pesados podem chegar até a nossa mesa por meio de alimentos contaminados, o que traria prejuízos à nossa saúde também.

Soluções: destinação correta

Diante deste quadro é de suma importância o adensamento das informações quanto aos riscos e as formas correta de descarte deste tipo de resíduo. No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei 12.305/2010 determina que os resíduos eletrônicos devam passar pelo processo de logística reversa. Isso quer dizer que após o uso, os equipamentos eletrônicos precisam ser devolvidos aos seus fabricantes/comerciantes para que estes façam o correto gerenciamento do lixo eletrônico.

Logística Reversa de Resíduos Eletrônicos

Por meio da logística reversa, o lixo eletrônico pode ser reciclado. Seus componentes são separados e podem voltar para a cadeia produtiva, como é o caso do plástico e do metal. Além do benefício ambiental, temos também o estímulo ao mercado da reciclagem e aumento do emprego em cooperativas e empresas especializadas no ramo de reciclagem de eletrônicos. Leia também:
https://www.futuraqsma.com.br/2018/02/14/economia-solidaria-e-residuos-o-que-tenho-a-ver-com-isso/

Agora que você conhece um pouco mais sobre os resíduos eletrônicos faça sua parte! Analise atentamente antes de comprar um equipamento eletrônico, pesquise qual seu tempo médio de uso e também saiba em qual local poderá ser descartado. Lojas que comercializam tais produtos devem receber também seus resíduos ou instruir você a entrar em contato com o fabricante para saber mais detalhes sobre o descarte. Há também em muitos municípios os chamados Eco Pontos que geralmente recolhem o lixo eletrônico e realizam a destinação correta.

Se quiser saber mais sobre resíduos sólidos, assista nossa palestra on line sobre o tema na nossa página do Facebook:
https://www.facebook.com/futuraqsma/videos/2020919491252100/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Como posso te ajudar?